COMO GARANTIR A SEGURANÇA CIBERNÉTICA DAS PEQUENAS EMPRESAS




É difícil ligar as notícias e não ouvir uma reportagem sobre um crime cibernético roubando dados valiosos de clientes e negócios.


Os funcionários se acostumaram com a liberdade do trabalho virtual e desfrutam da facilidade de ligar o computador ou smartphone para realizar negócios. Esse novo fenômeno facilita o trabalho e oferece às organizações a vantagem de realizar tarefas mesmo quando os funcionários estão fora do escritório. No entanto, toda empresa possui dados confidenciais que precisam ser protegidos. Seus funcionários são a primeira linha de proteção e precisam estar cientes de sua responsabilidade em manter os dados da empresa seguros e protegidos.


De acordo com a Pesquisa de Violações de Segurança Cibernética, 43% das empresas foram vítimas de uma violação de segurança cibernética nos últimos 12 meses.


Pode ser difícil manter os dados seguros quando se estima que 25% dos funcionários usam a mesma senha para todas as suas contas e 81% deles não protegem seus smartphones ou computadores com senha.


Uma pesquisa da CoalFire afirma que 47% dos funcionários não usam senha em smartphones ou dispositivos móveis que acessam arquivos confidenciais de computadores da empresa.


A pesquisa também informa que 84% dos funcionários entrevistados dizem que usam o mesmo dispositivo para uso profissional e pessoal, e que 50% das empresas que esses funcionários representam não possuem uma política para uso de dispositivos móveis.


Os resultados desta pesquisa são alarmantes:

  • 84% dos funcionários usam os mesmos dispositivos para trabalho e uso pessoal.

  • 47% afirmam que não usam senhas em seus telefones celulares.

  • 36% relatam que reutilizam a mesma senha.

  • 51% relataram que sua empresa não tem a capacidade de eliminar dados de dispositivos perdidos ou roubados.

  • 24% relataram usar um sistema de gerenciamento de senhas.

  • 60% estão escrevendo senhas em papel,

  • 11% salvam senhas em um documento criptografado no computador e

  • 7% relatam ter senhas salvas em um documento na área de trabalho.

  • 49% não fazem comunicação ou treinamento sobre segurança cibernética.


Essas estatísticas são extremamente alarmantes e todo empresário deve prestar atenção ao risco potencial de uma violação de segurança de dados confidenciais da empresa. Isso é muito sério.


Tudo isso pode causar um dano enorme, talvez irreparável, à sua empresa. Pensando nisso, listamos abaixo dicas de como você deve proteger sua pequena empresa contra ameaças de segurança cibernética:


1. Escreva a Política de Segurança Cibernética

O primeiro passo é determinar o que é e o que não é apropriado para sua organização em particular. Reúna a liderança chave, contrate uma empresa de TI e escreva políticas e procedimentos que protejam sua organização. Esta política deve incluir quando é apropriado usar dispositivos móveis pessoais, protocolos de proteção por senha e medidas que precisam ser tomadas no caso de um dispositivo perdido ou roubado.


2. Exija senhas fortes

A maioria de nós concorda que usar senhas fortes é uma grande dor. Gostamos de trabalhar a partir da memória e senhas fortes eliminam essa opção. No entanto, aprendemos que usar a mesma senha ou senhas fáceis de lembrar são um sonho dos hackers. Usar senhas não seguras é como dormir com as portas destrancadas. Você nunca sabe quem vai testar aquela porta e tentar entrar. Escolha um gerenciador de senhas para sua empresa e exija que os funcionários usem práticas seguras de senha e exija que os funcionários alterem as senhas a cada três meses. Em seguida, comunique as expectativas aos funcionários, treine-os sobre como usar o software de armazenamento de senhas e responsabilize-os por seguir as diretrizes da empresa.


3. Treine funcionários em segurança cibernética

Os funcionários vêm trabalhar e querem fazer um bom trabalho e a maioria deles não está pensando em segurança cibernética. Passe algum tempo treinando os funcionários sobre os riscos exclusivos da segurança cibernética e como isso pode resultar em responsabilidade e danos significativos ao seu negócio. O objetivo do treinamento é comunicar a responsabilidade do funcionário em ajudar a organização a se proteger. Este treinamento deve incluir o compartilhamento de políticas cibernéticas, práticas recomendadas para criação de senhas e maneiras práticas de armazenar informações de senhas.


4. Redes Wi-Fi seguras

Proteja seu Wi-Fi ocultando e criptografando o nome da rede e use uma senha forte no roteador. Se necessário, forneça um acesso Wi-Fi separado para clientes que não têm acesso à rede da sua empresa.


5. Limite o acesso a dados

Esteja ciente de quais funcionários têm acesso aos dados. Nunca permita que apenas uma pessoa tenha acesso e limite o acesso a uma necessidade. Por exemplo, o funcionário da contabilidade pode precisar de acesso aos dados de processamento de cartão de crédito, mas pode não precisar de acesso aos dados pessoais do funcionário. Saiba quem tem acesso e mantenha fortes controles sobre esse acesso.


6. Realize Backups de Dados Regulares

A maioria das empresas usa um nível de armazenamento em nuvem. E embora esses sistemas de armazenamento sejam seguros, eles podem apresentar falhas. Crie uma política de backup de todos os computadores e arquivos regularmente e mantenha esses dados bloqueados. Armazene cópias desses dados localmente ou na nuvem. Por exemplo, alguém deve ter a responsabilidade de fazer backup da rede em uma determinada hora do dia em um determinado dia da semana.


7. Use o software de segurança

Os hackers estão constantemente procurando por rachaduras em seu sistema. Use um software de segurança que ajude a proteger sua empresa contra vírus ou malware. Defina o software para executar uma atualização regularmente e alertá-lo sobre possíveis ameaças.


8. Atualize Software

Um grande erro que as organizações cometem é não atualizar o software quando as atualizações estão disponíveis. Essas atualizações são importantes porque bloqueiam vulnerabilidades de software desatualizado.


9. Realize uma auditoria de dispositivos móveis

Realize uma auditoria sobre quais dispositivos pessoais os funcionários estão usando para realizar negócios e revise as práticas de proteção por senha. Mantenha registros dos dispositivos que estão em uso e exija que os funcionários atualizem as informações quando novos dispositivos forem usados.


10. Responsabilize os funcionários

Muitas vezes, seus dados são tão seguros quanto os funcionários trabalham para protegê-los. Incorpore práticas de segurança de dados em um processo de gerenciamento de desempenho para permitir que a organização influencie práticas positivas de segurança cibernética.



A maioria dos funcionários tem interesse na organização para a qual trabalha e se preocupa com seu sucesso. Então, cabe a você, empresário, reservar um tempo para planejar e educar os funcionários sobre questões de segurança cibernética e nós da Nível 3 TI podemos colaborar com você em todo este processo.


A Nível 3 TI pode te ajudar. Entre em contato e saiba mais. Nós temos uma solução inteligente para alavancar o seu negócio e reduzir seus custos com TI, Marketing e Administração.


Fale com a N3 e saiba mais.

💻 nivel3ti.com.br

📱32 99810.0411

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo