GERAÇÃO MULTITASK




Muito se tem dito sobre diversificar investimentos, capitalizar e encontrar recursos de forma pluralizada. Fato é, que hoje devido os adventos do mundo conectado, uma verdade que certa vez era dita, de que “uma borboleta, quando bate suas asas no oriente, modificará algo aqui no ocidente”; se tornou uma verdade quase que absoluta. Entre conflitos internacionais e doenças de extinção humana, vivemos em uma sociedade que busca por novos suportes, para sobreviver aos desgovernos que desfrutam do poder.


Nesse cenário estão todos aqueles que levam renda para casa, e que hoje, procuram lugares diferentes para que essa renda seja encontrada. Conhecemos jovens de 20 a 25 anos que diversificam sua hora de trabalho com diversas empresas e “Jobs”, sem amarras ou cabrestos da tão famosa carteira de trabalho. Conheço profissionais que se dão bem com essas atividades, e nunca mais querem encontrar a “tia” do café em um escritório corporativo.


Mas será mesmo que essa será a tendência real para a próxima década? Acredito que seria uma falácia definir um trajeto como principal utopia que iremos passar. Não consigo imaginar como será a definição de trabalho nos próximos 10 anos, mas uma coisa posso afirmar: Será um caminho perigoso e frustrante para muitos daqueles que hoje estão nesta faixa de idade.


O imediatismo, se tornou prática comum entre essa geração, que de alguma forma molda as estruturas das novas empresas, as Start-ups, com “sprints” cada vez mais curtos e praticas super flexíveis de jornada de trabalho, fragmentam a cultura real da organização que em outro tempo era definida por ser viva, como um organismo. Outro dia mesmo, ouvi falar em uma técnica de “sprint”* de 24h, pensa só!


Se eu pudesse passar uma mensagem para aqueles que hoje procuram diversificar sua atenção com fontes distintas de trabalho, sem levar em conta a jornada de crescimento e frutos de um relacionamento duradouro, eu diria: Seja essencial, leve consigo e pondere crucialmente aquilo que te faz por completo, tenha disciplina e terá resultados tão rápidos quanto imagina.


Fazendo uma analogia com fontes de renda passiva, pense nos juros compostos de um investimento qualquer, seus crescimentos de carreira serão exponenciais, assim como os lucros de longo prazo. Seja essencialista, como um investidor cauteloso.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo