O MARKETPLACE E GLOBALIZAÇÃO DO VAREJO




O mercado vem passando por aceleradas transformações devido ao fator tecnológico e características digitais dos novos modelos de negócios. E, neste cenário, a transformação digital e os canais digitais, ambos em grande expansão, fomentam ainda mais os novos modelos de negócios e comportamento empresarial, priorizando a gestão inteligente de recursos, seja eles financeiros e/ou humanos.


E com o Varejo não é diferente. O setor precisou se reinventar e acelerar a forma de atender ao público para alcançar a alta performance, para lidar com a hipercompetitividade e a globalização. Isso demandou desenvolvimento de planejamento estratégico de expansão de negócio, gerenciamento inteligente de operações dos canais de vendas objetivando a entrega de uma melhor experiência de consumo e compra para o cliente em um ambiente digital B2B2C. E foi assim que os marketplaces ganharam muita força nos últimos anos, em um movimento liderado pelas grandes marcas do varejo online, que hoje, depois do processo de maturação, encorajou muitas lojas a aderirem a esse modelo de negócio. Uma prova do sucesso é que em 2020 cerca de 78% das vendas online foram feitas nessas plataformas, com o mercado de moda sempre no topo dos produtos mais vendidos nesses canais. Porém, sabemos, vender moda não é tão simples como parece.


Desde março de 2020, muitos empresários tiverem que fechar as portas, viram o faturamento despencar e precisaram, urgentemente, repensar os modelos de negócios. Infelizmente, não foi possível para muitos negócios sobreviver à pandemia. Por outro lado, outros viram na internet um grande potencial de crescimento através do marketplace. . Antes, uma loja física que se limitava a atender o seu entorno, agora pode vender para o mundo todo através do e-commerce. Ou seja, o marketplace salvou muitos negócios de serem fechados durante a crise causada pela pandemia da COVID-19.


E para se ter sucesso “vendendo na internet”, como as pessoas costumam dizer, é essencial investir em tecnologia como estratégia de manutenção e crescimento sustentável de um negócio. Um dos papéis fundamentais da tecnologia no varejo é exatamente facilitar a conexão entre negócios e TI.


Atualmente, é cada dia mais inviável ter uma empresa de sucesso que não invista em TI. Assim, com todos envolvidos na estratégia, a tecnologia no varejo pode atuar com o direcionamento certo. Portanto, o papel da tecnologia conectada à estratégia varejista está diretamente relacionada ao sucesso do negócio.


Uma das vantagens da Tecnologia hoje no varejo é a coleta de dados qualificados e desenvolvimento de ações assertivas para crescimento e lucratividade baseadas nesta qualificação. Afinal, as informações levantadas e analisadas são altamente valiosas e estão diretamente relacionadas a tudo o que envolve a empresa.


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